Thursday, May 14, 2009

Bigodes de Rato dão Música

Texto de Sandra Mendes - http://pensamentos-devaneios.blogspot.com/

“Bigodes de Rato” dão música

O sucesso que têm alcançado nos últimos carnavais de Sesimbra e a recente abertura da escola Toca de Música, foram razões mais que suficientes para que Pedro Macedo, membro da direcção do grupo Bigodes de Rato, falasse com o Notícias da Zona sobre este projecto único

A ASSOCIAÇÃO Recreativa Bigodes de Rato, sedeada em Sesimbra, nasceu a 17 de Maio de 1999 e, apesar de participar incondicionalmente e com toda a sua garra nos desfiles de Carnaval, distingue-se de todas as outras escolas participantes pela particularidade dos seus elementos não cantarem ou dançarem samba. O seu ponto forte reside na força de uma bateria que vibra em conjunto e é assim que têm feito história, sendo já conhecidos por todo o país.

O NZ conversou com Pedro Macedo, um dos membros da direcção desta associação sem fins lucrativos, que começou por nos falar sobre a formação deste peculiar projecto. «Nasceu num grupo de amigos que tiveram a ideia de criar um conceito diferente das escolas de samba, à semelhança do que acontece em Salvador da Baía, no Brasil, onde há um trio eléctrico com um grande número de seguidores. Nós, apesar de não sermos um trio eléctrico, temos a maior bateria de Sesimbra e talvez do país, envolvendo um grande número de pessoas. O nome ‘Bigodes de Rato’ vem dessa primeira formação do grupo, já que consta que um deles tinha vestido um pólo com um rato desenhado. Alguém ‘atirou’ esse nome para o ar, e acabou por ser aceite por todos os fundadores da altura».

A partir dos dois primeiros anos de existência, o projecto ganhou uma maior dimensão, sendo que «nos últimos anos, o número de fiéis seguidores, como lhes chamamos, tem-se mantido e são perto de mil pessoas. Sabemos que nem todos os que adquirem o nosso kit e t-shirts vão connosco nos desfiles, mas cerca de 80 por cento, sem contemplar a bateria e a direcção, acompanham-nos. Este ano, em apoio à bateria foram 138 pessoas e, actualmente, temos aproximadamente 550 sócios. Nem todos são pagantes, mas há uma quantidade razoável de sócios que dão o seu contributo à associação».

A novidade está na “Toca”

A grande novidade deste ano é a abertura da escola “Toca de Música”, sedeada na própria associação, em Sesimbra. O objectivo é dar mais actividade ao grupo, para além das suas funções carnavalescas. «Somos solicitados para outras actividades, às quais muitas vezes não podemos comparecer por falta de disponibilidade de muitos elementos. Sendo nós um grupo essencialmente musical, a escola de música faz todo o sentido, para corresponder a essas solicitações várias. Será também uma forma de podermos ajudar os nossos próprios elementos da bateria a potencializar as suas capacidades musicais e, ao mesmo tempo, chamar pessoas de fora, de qualquer idade, para aprender música. Não é necessário adquirir instrumentos nem ser associado, basta aparecer nos ensaios! Os instrumentos à disposição para praticar são a viola acústica, guitarra e contrabaixo eléctricos, o cavaquinho, o piano e o teclado. No ritmo e percussão, temos a bateria, o surdo, a tarola, o atabaque e o repenique».
A escola procurará dar resposta às necessidades locais, típicas de um concelho jovem, com elevado interesse na área musical, procurando ainda servir como pólo de inserção social. As inscrições já estão a decorrer e, inclusive, o professor Ton, principal responsável pelas aulas, já começou a contactar os interessados que procederam à sua inscrição para ajustar horários. Além da escola de música, «iremos também criar um grupo, denominado ‘Ratos de Elite’, que poderá ser solicitado para actuações em vários locais. São formas de ocupar o grupo, para que se mantenha em actividade todo o ano».

Uma década no activo

Mas os “Bigodes de Rato” não se ficam por aqui, pois existem outros projectos que habitualmente desenvolvem, devido ao protocolo existente com a Câmara Municipal de Sesimbra. Segundo Pedro Macedo, «são actividades que estão em consonância com as capacidades que temos. Gostaríamos de fazer mais, mas isso obriga a uma maior organização e responsabilidade. Esperamos que a escola de música abra novos horizontes nesse sentido, para que surjam mais convites e acontecimentos ligados à música. Não existindo de momento grandes projectos, temos as actividades habituais em conjunto com a câmara, tais como os jogos tradicionais que envolvem sempre crianças e adultos. Na Páscoa, cada escola e grupo de Sesimbra realiza sempre a ‘Queima do Judas’, que é um símbolo da época e que tem lugar em pontos estratégicos da vila. Depois, nas comemorações do 25 de Abril, que está próximo, também se envolvem todos os grupos e escolas de samba do concelho, num evento musical em que são apresentadas músicas de intervenção dessa época. O evento realiza-se na vila no dia 24, a partir das 23h00. No dia seguinte estará no Parque da Vila, na Quinta do Conde».

Além da época-alta do Carnaval, a segunda principal actividade do grupo durante o ano contempla «os Santos Populares, em Junho. Ocupam dois fins-de-semana, com vários espectáculos às sextas e sábados. Está também, praticamente, definido que iremos participar no Carnaval de Verão deste ano, previsto para 25 de Julho e, possivelmente, teremos outras actividades no Verão».

Este ano assinala-se, ainda, o décimo aniversário desta associação e Pedro Macedo adiantou-nos que será uma data a celebrar «de uma forma diferente, com algumas surpresas. Uma delas é uma pretensão que a associação esperava há algum tempo, mas só na altura saberão! Ainda não sabemos qual o espaço da festa, que tanto poderá ser na sede, como num bar ou discoteca do concelho e toda a gente será bem-vinda». Por fim, não deixou de lançar vários agradecimentos, nomeadamente, «ao Notícias da Zona pelo vosso interesse, a todas as pessoas envolvidas neste projecto, que chamamos de ‘Nação Bigodes de Rato’ e a todos aqueles que participam directa ou indirectamente, desde a organização, direcção, elementos da bateria e todos os que assistem ao nosso trabalho. Agradecemos, também, aos nossos patrocinadores e, em especial, à Câmara Municipal de Sesimbra, que é o nosso grande suporte».

Texto de: Sandra Mendes

Foto: cortesia da Nação Bigodes de Rato

No comments:

Post a Comment