Monday, May 18, 2009

“Toca de Música” - Jornal de Sesimbra (n.º 341, Abril 2009)



“Toca de Música”
Novo projecto da Associação Recreativa Bigodes de Rato


“Toca de Música” é o nome do novo projecto da Associação Recreativa Bigodes de Rato e que arrancou no início de Abril. A nova escola de música do concelho de Sesimbra pretende dar uma resposta aos jovens interessados nesta área artística. Promover a auto-estima, o trabalho de grupo e as capacidades comunicacionais dos alunos são outros dos objectivos do projecto, que servirá ainda de pólo de inserção social dos jovens sesimbrenses.
Texto: Sofia Mendes | Foto: Bigodes de Rato

Em entrevista a este jornal Pedro Macedo, um dos responsáveis pela associação, explicou que um dos objectivos é “dar continuidade a um trabalho que temos e que muitas pessoas não conhecem”. Apesar dos Bigodes de Rato já participarem em inúmeras actividades, como é o caso dos Santos Populares, os responsáveis acreditam que têm “qualidade e capacidade para fazer muito mais e por isso mesmo surgiu esta ideia de criar uma escola de música. Queremos dinamizar ainda mais a associação e fazer com que exista uma maior participação do nosso grupo que é bastante numeroso”. Para isso a associação conta com a ajuda de Ton, um professor de música brasileiro, que colaborou com o grupo no carnaval deste ano e que ficou “impressionado com a musicalidade das escolas de samba do concelho e com a interacção e participação que existe entre os desilantes”, uma vez que no Brasil “o carnaval já está bastante comercializado. Gostei muito do carnaval de Sesimbra”, destaca. Em conversa com os responsáveis da associação, Ton sugeriu que “seria bom dar uma dinâmica maior e diferente ao trabalho que eles fazem”, uma ideia que foi desde logo aceite. Na opinião de Bruno Pereira “acabou por haver um encontro de vontades e o Ton foi, sem dúvida, uma mais valia para o nosso carnaval. Queremos melhorar, potenciar os nossos valores e a nossa atitude em termos musicais”.

O nome do projecto – Toca de Música – tem a ver com o nome da associação Bigodes de Rato e as aulas decorrem na sede, situada na rua João da Luz, em Sesimbra. Actualmente a escola conta com seis alunos que, duas vezes por semana, aprendem a tocar instrumentos como cavaquinho, viola, baixo e teclas. Trata-se de um curso que, de acordo com o professor, inclui não só aulas práticas como teóricas. “A ideia é começar com uma leitura dinâmica e musical”, explica Ton. “A parte teórica da música é sempre complicada, mas é preciso ter algum conhecimento nem que seja básico”. Para tentar remediar essa parte mais “complexa” o brasileiro criou uma espécie de leitura dinâmica em que “se trocam as notas por sílabas. É mais fácil de aprender e a partir daí qualquer pessoa pode aprender um dos instrumentos propostos”. A primeira fase das aulas passa por uma aula teórica em grupo e uma aula prática indidual, “depois temos módulos mais avançados mas que dependem sempre desse começo”, explica o professor. Além dos instrumentos acima referidos a “Toca de Música” tem à disposição outros como guitarra eléctrica e acústica, piano, bateria e instrumentos de percussão, sendo que os horários das aulas são feitos à medida de cada aluno e da disponibilidade do professor.
A Associação Recreativa Bigodes de Rato nasceu a 17 de Maio de 1999, está a comemorar dez anos de existência e pretende com este novo projecto “iniciar um novo ciclo”.

Para Bruno Pereira “a intenção é que aqueles que já fazem parte da nossa bateria possam melhorar os seus conhecimentos para que o nosso produto final seja ainda melhor”. O responsável salienta que os elementos do grupo “evoluíram enquanto pessoas e homens e também como família. Chegou a altura de pensarmos no futuro e nas novas gerações, com novas ideias e novos projectos”. Além de transmitir novos valores musicais esta escola pretende ainda formar um novo grupo dentro da associação, com cerca de 15 elementos, e que se irá denominar de “Ratos de Elite”. Basicamente será “a coluna da bateria dos bigodes que, juntamente com os restantes elementos, irá reforçar o grupo Bigodes de Rato”, explica Bruno Pereira. Entretanto, e com vista a acompanhar as novas tendências cibernáuticas, a Associação Recreativa Bigodes de Rato está também na internet em bigodes-de-rato.blogspot.com. Um espaço disponível para troca de informações com todos os associados e simpatizantes do grupo. Recentemente criaram também um Gabinete de Comunicação com vista a divulgar junto da comunicação social todo o seu trabalho. Para Pedro Macedo este é também um passo muito importante. “Até agora a associação tem dependido muito do trabalho de três ou quatro pessoas e uma das nossas preocupações é, visto que somos uma massa associativa grande, aproveitar e dividir o trabalho para que os outros elementos se possam libertar noutros campos. Se as coisas tiverem continuidade e se conseguirmos criar grupos de trabalho é muito mais fácil trabalhar”, salienta o responsável.

As inscrições para a “Toca de Música”podem ser efectuadas na sede do Bigodes de Rato, na rua João da Luz, em Sesimbra. Os interessados poderão ainda contactar o grupo através do email gabinete.comunicacao@live.com.pt ou bigodesderato@sapo.pt, indicando o instrumento que pretendem aprender e a sua disponibilidade horária. O custo das aulas é de 20 euros para sócios e 25 euros para não sócios, sendo que por apenas mais um euro por mês quem pretender pode fazer-se sócio do grupo, poupando quatro euros no pagamento mensal. Em Maio está prevista a entrada de mais seis alunos que, no futuro, poderão vir a integrar a “Nação Bigodes de Rato”.


[quem pretender esta reportagem em formato Pdf - original - solicite-a por e-mail]

No comments:

Post a Comment