Monday, June 15, 2009

Aniversário dos Bigodes de Rato - jornal de Sesimbra



Bigodes de Rato assinalam 10 anos de vida

Texto: Sofia Mendes [sofia.mendes@gmail.com] | Foto: Tatiana Santos


Foi no passado dia 17 de Maio que a Associação Recreativa Bigodes de Rato assinalou dez anos de vida, de trabalho e dedicação ao samba e ao associativismo sesimbrense. Actualmente, o grupo conta com mais de 500 associados, sendo que cerca de 150 elementos tocam vários instrumentos de percussão e samba. Para falar sobre o passado, presente e futuro da associação, o Jornal de Sesimbra conversou com alguns elementos, nomeadamente da direcção, gabinete de comunicação e ainda da escola Toca de Música, o mais recente projecto dos Bigodes de Rato cujo trabalho está desde o início vocacionado para actividades carnavalescas mas que, actualmente, é muito mais que isso. Para além do carnaval, a associação participa ainda em vários eventos e actividades propostas pela autarquia de Sesimbra e não só. Recordando um pouco o passado, Paulo Alves explica que “tudo começou com cerca de 20 amigos e a vontade que tínhamos em formar um grupo de carnaval. Juntámos a experiência que cada um de nós tinha no âmbito da música e instrumentos e decidimos andar para a frente com a ideia”. O presidente da direcção salienta que “no início não foi fácil, tivemos que pedir um financiamento ao banco para comprarmos os instrumentos necessários e foi preciso arranjar alguns patrocinadores”. Apesar das dificuldades iniciais o grupo manteve-se, cresceu e este ano comemora uma década de existência. Tempo suficiente para Pedro Macedo fazer um “balanço positivo” do trabalho do grupo. “De ano para ano temos assistido a uma evolução que, além de ser visível, é sentida por quem convive connosco. As pessoas estão mais envolvidas no trabalho da associação mas não queremos ficar por aqui”, realça o responsável. “Queremos ter ainda mais apoios, criar mais iniciativas, participar em mais actividades e para isso toda a ajuda é pouca”. E se nos primeiros anos da associação as letras e músicas que traziam para a rua estavam associadas a críticas de cariz social, o mesmo já não se passa actualmente.

Embora as suas raízes sejam o carnaval do Brasil, hoje em dia o grupo tenta distanciar-se um pouco disso tentando “não copiar, mas sim ir buscar ao Brasil o que é bom e adaptar à nossa realidade”, explica Bruno Pereira. “Inicialmente tínhamos aquela preocupação em fazer algum tipo de crítica à sociedade mas, com a experiência que fomos adquirindo e a partir do tema “Alegria Geral”, invertemos um pouco isso e apostámos em músicas e letras mais alegres, que resultam mais e trazem mais crianças para junto de nós”. Para este elemento da associação “está provado que os Ratos estão cá para ficar, conseguimos atingir dez anos, que é uma fase crítica de qualquer associação, e a nossa mensagem passou para fora”. Bruno Pereira explica que a ideia é “aproveitar as capacidades de cada um de nós e optimizá-las para a associação. É motivante para o nosso futuro perceber que estamos rodeados de pessoas que sabem aquilo que fazem, que aparecem, trazem ideias novas e as executam”. Opinião partilhada por Carlos Silva que considera que actualmente o grupo “está em fase de ascensão, não somos melhores nem piores que os outros, somos sim diferentes. A diferença é que somos uma organização desorganizada mas com responsabilidade”, salienta.

Recentemente, a Associação Recreativa Bigodes de Rato criou uma escola de música, denominada de Toca de Música. As aulas, ministradas pelo professor Ton, abrangem vários instrumentos e permite aprender a tocar, ler e escrever música. Cerca de dois meses depois, o responsável pela escola está bastante satisfeito com o funcionamento da mesma que, actualmente conta
com cerca de vinte alunos que “já tocam e já conseguem executar uma peça musical”. O professor Ton adianta que o próximo projecto passa “pela criação de uma Jam Session. Um sítio, que poderá ser a sede da associação, onde os alunos possam tocar e mostrar aquilo que aprenderam. Vai ser um espaço onde as pessoas se juntam e tocam, é um espaço de convívio musical onde tudo é improvisado”. Outro dos objectivos da Toca de Música é a criação do grupo Ratos de Elite
que será “a coluna vertebral da bateria da associação”. Ton explica que dentro do grupo “há vontade e espírito musical, só falta mesmo a formação e é para isso que serve a nossa escola”. Nos últimos dez anos, o grupo Bigodes de Rato tem vindo a marcar a sua presença no carnaval de Sesimbra, bem como participado em inúmeras actividades como é o caso das comemorações do 25 de Abril e Santos Populares, entre outros. Talvez por isso a associação tenha sentido a necessidade de ir mais longe com vista a estar mais perto de todos aqueles que os seguem, nomeadamente através das novas tecnologias.

O primeiro passo passou pela criação de um Gabinete de Imprensa e contou com a ajuda preciosa de Tatiana Santos, uma jovem formada em comunicação, que se disponibilizou “a custo zero para ajudar a colmatar algumas dificuldades da associação”. Ao Jornal de Sesimbra esta “pexita adoptada” explica que “desde sempre que conheço os Bigodes de Rato e pensei que esta seria a altura ideal para concretizar um dos meus sonhos, tocar na bateria de um grupo”. Após concretizado esse sonho, Tatiana disponibilizou-se para ajudar o grupo até porque, na sua opinião, “cada vez mais as associações têm que se pensar a si próprias como empresas se querem ter patrocínios, alguma projecção ou algum tipo de reconhecimento. Precisam de saber comunicar e isso implica estar presente nas novas tecnologias, na blogosfera e nos média sociais”, salienta. Assim surgiu o Gabinete de Comunicação dos Bigodes de Rato e o blogue bigodes-de-rato.blogspot.com. “Conseguimos trabalhar a questão da organização, o blogue é uma maneira de chegar à maior parte das pessoas que nos seguem, de colocar a informação mais organizada, das notícias saírem cá para fora e fazer uma gestão do clipping para termos algum espólio comunicacional para, no futuro, haver prova do trabalho feito”.

E foi no dia em que sopraram as velas que os responsáveis da associação, juntamente com associados, amigos e simpatizantes, revelaram o seu novo projecto, o tão aguardado site dos Bigodes de Rato. Segundo a direcção “nada melhor que um site para dar a conhecer a nossa história, aquilo que estamos a fazer e o que está programado para o futuro. O sítio www.bigodesderato.pt é o nosso cartão de visita”. Para o futuro, a associação tem já programadas algumas actividades, nomeadamente a participação nos Santos Populares e no Carnaval de Verão, que se realizará no dia 25 de Julho na marginal de Sesimbra.

No comments:

Post a Comment